Ortodontia

Lentes de contato
5 de julho de 2018
Tratamento de canal
5 de julho de 2018

Ortodontia é a especialidade que cuida da prevenção, interceptação e correção das maloclusões dentárias (irregularidades na posição dos dentes) e das discrepâncias esqueléticas (entre maxila e mandíbula), isto é, trata função e estética dos dentes e da face.

É essencial que se leve a criança desde cedo ao Ortodontista. Irei citar 3 fases super importantes:

PREVENÇÃO:
consiste em uma disciplinada vigilância a fim de se identificar e impedir a instalação das maloclusões.
INTERCEPTAÇÃO:
elimina potenciais irregularidades e más posições no complexo dentofacial em desenvolvimento.
CORREÇÃO:
é necessária quando o problema já está instalado, podendo ser utilizados aparelhos fixos e/ou removíveis (fase jovem ou adulta).

Portanto, não existe uma idade específica para se usar aparelho. O certo é: quanto antes detectar o problema, melhor! E caso o (a) paciente já esteja na fase adulta, não se preocupe: ainda pode ser realizado o tratamento ortodôntico, porém com algumas particularidades e limitações.

Quanto tempo vou ter que passar com aparelho? É uma pergunta sempre abordada no consultório. A resposta é: varia muito! Quando criança, depende do crescimento esquelético e da troca dos dentes pelos permanentes. Quando na fase adolescente, dura em média 2 anos.  Na fase adulta já aumenta um pouco (em média 3 anos).

Existem várias opções de aparelhos ortodônticos: aparelho fixo metálico, aparelho fixo estético, autoligados, alinhadores invisíveis e aparelho lingual, sendo que cada um apresenta suas individualidades.

Em resumo, o tratamento ortodôntico propicia não apenas a estética da face e do sorriso, mas também interfere de forma positiva na fala, deglutição, respiração e na saúde da ATM (articulação temporomandibular).

×
Olá! Interessado em nossos serviços?
Gostaria de agendar uma consulta?