Mitos e verdades do tratamento ortodôntico!

Como é a Lente de Contato Dental?
8 de outubro de 2019

Você recebeu o diagnóstico do seu dentista de que a partir de agora precisará usar aparelho ortodôntico? Fique tranquilo, esse procedimento é um dos mais comuns na odontologia. E é normal que surjam dúvidas, afinal, como muitas pessoas já fizeram esse tratamento, elas são cheias de histórias e opiniões sobre ele.

Esclarecer quais são os mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico é fundamental para que você possa entender a importância desse tratamento e, claro, ficar mais tranquilo no decorrer do procedimento.

Além de beneficiar à sua saúde, o aparelho ortodôntico também melhora sua autoestima e, por isso, não dá para evitar seu uso (se for necessário) em razão dos mitos que se ouve por aí, não é mesmo? Para saber mais sobre o que é realmente verdade e o que é mentira, continue a leitura:

Mitos e verdades sobre o uso do aparelho ortodôntico

Os dentes ficam manchados
Mito! Não, o seu sorriso não ficará manchado por causa da cola ou do aparelho em si. Os dentes costumam ficar manchados quando a higiene bucal não é realizada de maneira adequada, tanto durante o tratamento, quanto depois.

Ao descuidar da limpeza, as bactérias começam a acumular e a produzir ácidos que danificam o esmalte. Assim, para prevenir a saúde e a beleza dos dentes a melhor opção é sempre escovar bem os dentes.

Ajuda a melhorar outros sistemas do corpo
Verdade! O aparelho ortodôntico contribui para uma melhora no funcionamento de outros sistemas do corpo. Isso acontece porque a má oclusão causa danos maiores do que a estética do sorriso.

Com o tratamento, o paciente terá uma mastigação adequada (o que contribui para a melhora do sistema digestivo) e poderá ter uma função articular (ATM) mais saudável, que por sua vez, pode diminuir tendências à cefaléia (dores de cabeça). Dependendo do tipo de tratamento realizado, pode-se ter ganhos nas vias respiratórias também. Mas é muito importante que o acompanhamento seja feito por um profissional especializado e o tratamento seja feito do início ao fim.

Usar aparelho na infância traz resultados melhores?
Verdade! Dependendo do tipo de problema apresentado, funciona muito bem. Por exemplo, quando há muita falta de espaço, mordida cruzada ou aberta, problemas de discrepâncias esqueléticas, etc.

Impede de comer vários alimentos
Mito! Essa é uma suposição muito antiga, de que ao colocar aparelho não se pode comer muitos alimentos e o paciente até emagrece. A verdade é que a restrição é apenas para alimentos excessivamente duros por conta do risco de quebra/danificação da estrutura do aparelho o que levaria a um aumento no tempo do tratamento.

O tratamento é doloroso
Mito! É comum sentir um pouco de incômodo nos primeiros dias após instalado o aparelho por não estar acostumado com o mesmo, mas com o tempo você se acostuma e o incômodo deixa de existir.. Quando aplicada a força mensalmente para fazer a movimentação dos dentes é normal eles ficarem doloridos por uns 2 ou 3 dias apenas (em média).

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mentira sobre o tratamento ortodôntico, marque uma consulta com o Dr. Antonio Gonçalves e faça uma avaliação do seu sorriso!

×
Olá! Interessado em nossos serviços?
Gostaria de agendar uma consulta?