Como é a Lente de Contato Dental?

Mitos e verdades do tratamento ortodôntico!
19 de agosto de 2019
Clareamento Dental: saiba tudo sobre o procedimento!
30 de outubro de 2019

Ter um sorriso bonito é fundamental para mantermos uma auto estima elevada, afinal, ele é o nosso “cartão de visita”. A Odontologia está cada vez mais avançada e o que não faltam são opções de tratamentos para tornar o sorriso mais bonito.

Um dos procedimentos mais populares, principalmente entre os famosos, são as lentes de contato dental. Elas promovem grandes melhorias no tamanho, forma e textura dos dentes. 

Quer saber mais sobre esse tratamento? Continue a leitura!

O que é a lente de contato dental?

São laminados finos de porcelana, colados sobre a superfície dental. A espessura da peça é tão fina que se compara à lente de contato para os olhos, daí a comparação com o nome. 

Ao consultar um Dentista, ele fará uma avaliação clínica e radiográfica dos seus dentes a fim de se verificar a indicação ou não desse procedimento. Caso esteja indicado, aí passa-se pra uma outra etapa que é a moldagem das arcadas para um planejamento (enceramento), onde fará um “projeto” do novo sorriso.

Do que é feita?

O material mais comumente utilizado hoje em dia para a confecção das lentes é uma porcelana do tipo E-max (dissilicato de lítio), pois reúne excelentes propriedades de resistência e estética. 

Quanto tempo dura?

Depende de uma série de fatores, dentre eles: cuidados do paciente quanto à higienização e alimentação, retornos frequentes ao Dentista para a proservação do caso, ausência de traumas/pancadas causadas por acidentes, controle dos hábitos parafuncionais como o bruxismo e apertamento, etc.

Levando-se em consideração o lado positivo de todos esses aspectos, pode-se dizer que elas duram, em média, uns 15 anos.

Qual sua indicação?

Esse tratamento é indicado para alteração no tamanho, formato, volume, textura ou até mesmo pequenas alterações de cor. Alguns profissionais também se utilizam dessa técnica para realizarem algumas correções estéticas de má posicionamento dentário (apinhamento). Porém, sempre a melhor opção para esses casos é a realização de um tratamento ortodôntico o qual irá reposicionar os dentes sem necessitar de desgastes excessivos, conservando, dessa forma, a estrutura dental hígida. 

O que é o DSD?

Sigla para Digital Smile Design. É um projeto virtual do novo design do sorriso. Serve de guia para a execução do enceramento diagnostico.

O que é o Mock-up?

É uma espécie de “test-drive”. Após feito o enceramento baseado no DSD, faz-se um ensaio restaurador intra-oral para que o paciente possa visualizar como ficará o resultado final do tratamento. É nesse momento onde o paciente e o profissional entram num consenso a respeito dos detalhes do planejamento. A partir daí, procedem-se aos preparos dos dentes, moldagem e envio para o protético executar a confecção dos laminados no laboratório conforme o planejado e acertado com o paciente. 

Como é feita a instalação das lentes?

Após receber os laminados do laboratório, remove-se o mock-up do paciente e executa-se a cimentarão que é feita com cimento resinoso de alta resistência adesiva. A partir desse momento, as peças estarão tão unidas ao dente que farão parte da estrutura dental, salvo casos em que haja algum tipo de falha durante o processo da cimentação.

Os cuidados com a higiene são fundamentais para a conservação, por isso, lembre-se de escovar pelo menos 3 vezes ao dia, usar fio-dental e realizar consultas periódicas ao Dentista (a cada 6 meses)!

Ficou interessado em optar por esse tratamento? Marque uma consulta com o Dr. Antonio Gonçalves e transforme o seu sorriso e a sua vida!

×
Olá! Interessado em nossos serviços?
Gostaria de agendar uma consulta?