Clareamento Dental: saiba tudo sobre o procedimento!

Como é a Lente de Contato Dental?
8 de outubro de 2019

Como o nome já diz, este é um tratamento que tem como objetivo deixar os dentes mais brancos. À medida que você se alimenta, pequenas partículas e pigmentos tendem a penetrar na estrutura dental, fazendo com que a mesma adquira um tom amarelado. Mesmo que você tenha uma boa higiene bucal, os dentes tem uma tendência a ficarem mais escurecidos com o passar dos anos. Através do procedimento certo, é possível deixar os dentes mais brancos, proporcionando um sorriso mais bonito e agradável.

Quer aprender mais sobre esse procedimento? Então acompanhe e descubra tudo que precisa saber!

Quais são os tipos de clareamento dental?

A primeira questão que você precisa responder antes de iniciar um tratamento é “qual tipo de clareamento é o melhor para minha situação?”. Para te ajudar, trouxemos aqui os principais métodos disponíveis. Confira:

– Clareamento caseiro:

Nesse método, é feita a administração de um gel através de uma moldeira individualizada, que cobre cada dente. Esse procedimento é feito em casa, pelo próprio paciente, onde os dentes ficam em contato com o produto entre 1 a 4h por dia, durante uns 60 dias em média, fazendo visitas regulares ao dentista durante esse período.

– Clareamento de consultório:

Para quem busca um resultado mais expressivo em menos tempo, a opção é o clareamento realizado no consultório, também conhecido como clareamento a laser. Nesse método, faz-se a manipulação de um gel à base de peróxido de hidrogênio e o mesmo é colocado sobre o dente, após o isolamento total da gengiva, lábios e bochechas. Começa-se então uma reação química onde moléculas de oxigênio liberadas penetram nos túbulos dentinários e oxidam os pigmentos causadores do escurecimento dos dentes. Obviamente, esse tratamento só pode ser feito por um Dentista devidamente capacitado e dentro de um consultório. Os dentes ficam consideravelmente mais brancos já na primeira sessão. Dependendo do caso, podem ser feitas até 5 aplicações.

– Clareamento Associado ou Misto:

Esse é o melhor e mais indicado para a grande maioria dos casos, pois temos o aceleramento do resultado provocado pelo clareamento de consultório (também chamado à laser), associado à estabilidade do resultado proporcionada pelo clareamento caseiro. Geralmente, associa-se 2 sessões em consultório com 30 dias do uso do caseiro.

Alguns cuidados para fazer um bom clareamento dental

Como qualquer tratamento, o clareamento também exige alguns cuidados. Veja aqui os principais:

– Sensibilidade nos dentes:

Se o paciente possui alguma sensibilidade prévia, esta deve ser tratada antes de se iniciar o procedimento, pois corre o risco de a mesma aumentar e incomodar muito. Essa sensibilidade pode ser informada pelo próprio paciente (dor ao tomar líquidos gelados ou comer algo doce, por exemplo) ou então através do exame clínico realizado cuidadosamente pelo profissional;

– Presença de cáries ou doenças da gengiva:

Se você tem cáries ou problemas gengivais (gengivite, por exemplo), precisa tratar antes de pensar em fazer clareamento. O meio bucal deve estar saudável e sem placa dental e/ou tártaro.

– Cooperação:

Precisa ir às consultas no período correto determinado; no caso do clareamento caseiro, precisa usar diariamente o produto conforme orientado e deve-se manter a higienização de forma impecável.

TEM RESTRIÇÃO ALIMENTAR DURANTE O TRATAMENTO?

Por muito tempo pensava-se que sim, porém hoje em dia sabe-se que, de um modo geral, pode-se comer e beber tudo sem restrições, mas pedimos cautela e bom senso para não se cometer exageros! E no caso de ingerir algo muito rico em pigmentos/corantes, escovar os dentes logo em seguida é um recomendação sempre bem-vinda!

Mas uma coisa é certa: após o tratamento concluído, a pessoa que ingere grandes quantidades de alimentos ricos em pigmentação ou que seja fumante, terá a longevidade do resultado do tratamento comprometida, ou seja, pouco tempo depois terá que repetir o procedimento caso queira manter os dentes sempre branquinhos.

Agora que você entende melhor o que é o clareamento dental, seus métodos e quais cuidados tomar, pode buscar esse tratamento e deixar seu sorriso bem mais bonito!

×
Olá! Interessado em nossos serviços?
Gostaria de agendar uma consulta?